Minha Rotina de Estudo


  Uma rotina de estudos é fundamental para manter o ritmo e acostumar seu corpo com o hábito de estudar. O Professor Jubilut  do Biologia Total  comentou em um dos seus vídeos que manter um ritmo de estudo por 20 dias seguidos, ficará muito mais fácil prosseguir durante o resto do ano.
  Foi justamente isso que eu e uma amiga resolvemos fazer desde o primeiro dia de aula, nós preferíamos estudar na biblioteca da escola (então nós levávamos o almoço e passávamos o dia lá). Porém, no último mês eu decidi voltar a estudar em casa porque estava bem cansativo (depois de quase um semestre inteiro) e é essa rotina que eu vou mostrar pra vocês!

   (Lembrando que isso é o que serve pra mim, mas espero que possa ajudar e inspirar você que está lendo isso!) 

  Local 

  É importante você ter um lugar confortável e calmo para iniciar seus estudos, no meu caso, eu preciso estar em um lugar limpo, organizado com bastante luz e silencioso, isso me dá uma sensação maior de clareza e atenção na hora de estudar. Por isso eu procuro sempre deixar a minha mesa de estudos limpa e organizada, apenas com o necessário para estudar naquela tarde. 

  

  Organização e Planejamento 


 Como vocês podem ver, eu faço uso do calendário ali do ladinho porque ajuda bastante na hora de saber os dias das provas, e planejar os afazeres da semana de forma que se adequem no horário de estudo. Eu também não largo minha agenda, e planejo todo o estudo da semana no domingo, o que já me deixa preparada e organizada. 
  Outra coisa que eu gosto muito de usar é o mural. Quanto mais visível nossas tarefas, fórmulas matemáticas e lembretes de motivação, melhor nosso desempenho.



  Oração e Fé



 Eu sei que o quesito religião é muito relativo para cada um de nós, tanto que eu prefiro não dizer qual religião eu sigo, mas fazer a leitura da Bíblia, o livro Yoga Para Nervosos do Professor Hermógenes e assisto os vídeos da Monja Coen. Esses estudos e reflexões me ajudam a amenizar o estresse da vida em geral, especialmente a escola. A gente fica tão agoniado e aflito, refletindo no nosso corpo e em nossas ações com as pessoas que nós mais amamos. Isso impede nossa aprendizagem e desempenho, tanto escolar como nas relações com o mundo exterior. 
  

  Lazer 



  Eu tenho um professor de química que sempre diz que o importante é se divertir, e é verdade. Não adianta abirolar estudando doze horas por dia e esquecer que tem uma vida, amizades e família fora o vestibular. Por experiência própria, até agora eu me privei bastante de saídas e festas pelo cansaço e o foco maior em ficar em casa estudando, sinto que fiz a escolha certa, mas nunca deixando de manter contato com meus amigos nem que seja por mensagem e procurando ter um tempo livro pra ler, assistir filmes, ver vídeos divertidos. É de grande importância que tenhamos em mente que acima do vestibular e a escola está nós mesmos, temos que nutrir nosso corpo com exercícios físicos, boas risadas e momentos felizes ao lado de quem nós amamos. 




Atenciosamente,
Sarah.







Fotos autorais. 






















Comentários

Aprovados!

Vale a pena comprar na Nerd Universe?

Diário de uma Vestibulanda - 30 dias para o ENEM // Estudar com amigos dá certo?

Agosto: Agenda de Estudo e Projeto Geekie Games - 82 dia para o ENEM