Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

     Para uma boa redação, é muito importante usar outras áreas do conhecimento como a literatura. Por isso, trouxe um clássico das distopias futurísticas: Admirável Mundo Novo. Caso você não tenha muita paciência para ler um livro, peço-lhe que dê uma chance á este, é uma leitura bastante gostosinha e prazerosa. Mas se está com pressa, continue lendo essa postagem!





                                      "Comunidade, identidade, estabilidade"

                RESUMO APROFUNDADO 

     *A narrativa é feita por um narrador-observador, porém sempre mostra os lados dos personagens principais, o que ajuda á ter uma visão geral da estória. 
      

      No futuro após a conquista de Ford (o grande fundador da sistemática estatal atual que apagou o passado antes da sua chegada ao poder, destruindo livros, jornais e qualquer artigo que pudesse mostrar a história de antes), o homem se tornou escravo da própria tecnologia: ela agora criava os próprios seres humanos. Controlado pelos Centros de Condicionamento do Estado o chamado Processo Bokanovsky, usa a engenharia genética para criar uma grande encubadora para fazer seres humanos "perfeitos". 
      Nesse processo, existe a Sala de Predestinação Social, que nada mais é do que dividir os seres humanos em castas (assim como na Índia), de maneira global, na qual cada grupo fica responsável por uma função na sociedade. Ninguém contesta tal organização, pois dentro do processo eles são doutrinados através de repetições diárias quando crianças enquanto dormiam, a hipnopedia, ("Por isso é preciso palavras, mas palavras sem explicação social") sendo direcionados á realizar tarefas de interesse dos líderes para manter a ordem social e inconscientemente aceitavam a segregação.

     

        "E esse é o segredo da felicidade e da virtude: amarmos o que somos obrigados a fazer." 





 DIVISÃO SOCIAL (PRINCIPAIS CASTAS)
       ÍPSILONS:
 - A base da sociedade, o proletariado responsável pelo trabalho braçal. 
 - Trabalhadores dos trópicos - "Nós não precisávamos da inteligência humana"
       
       ALFAS:
 - Os intelectuais da sociedade, responsáveis pelo Processo Bokanovsky.

       GAMAS: 
 - Cuidavam das máquinas do Processo.






      A estória se passa na antiga Londres, tendo como base uma sociedade que não conhece seu passado e o pouco que sabem é visto de forma vulgar, como o hábito de construir famílias por exemplo, alguns já "nasciam" estéreis e as mulheres férteis eram obrigadas a tomar anticoncepcionais. Tendo isso em vista, as palavras "pai", "mãe" e "família" eram quase um insulto grotesco. As crianças desde cedo eram estimuladas á se descobrirem sexualmente, e as relações eram estimuladas pelo próprio governo.
   Basicamente, todas as coisas que privavam a sociedade antes de Ford era liberado de maneira á deixar todos em um estado permanente de felicidade, evitando futuras rebeliões e criando pessoas incapazes de pensar por si mesmas. O governo distribuía para a população o soma, uma especie de droga que deixava a pessoa desligada do mundo, mas que também tornava tudo maravilhoso, semelhante ás drogas sintéticas atuais. 
  Claro que existia uma parte do mundo que não foi afetada pelos efeitos de Ford, mas esta era vista como um grande zoológico, onde alguns Alfas poderiam ir fazer estudos e pesquisas sobre a antiga civilização "viva". Essa porção populacional era vigiada e não se rebelava, mantinham costumes religiosos e a estrutura familiar, sendo uma mistura de tribos indígenas que cultuavam Jesus e outras divindades do passado. 
  




     É um livro que consegue alcançar temas atuais como a mecanização da sociedade, a alienação, de como as coisas parecem ser dadas facilmente. 
  
   "Os estudantes aprovaram com um sinal de cabeça, manifestando vigorosamente sua concordância com uma afirmação que mais de sessenta e duas mil repetições lhes tinham feito aceitar, não apenas como verdadeira, mas como axiomática, evidente por si mesma, absolutamente indiscutível."

 TEMAS USADOS:

   Manifestação das massas; padronização social.
   










S. 











Comentários

Aprovados!

Vale a pena comprar na Nerd Universe?

Diário de uma Vestibulanda - 30 dias para o ENEM // Estudar com amigos dá certo?

Agosto: Agenda de Estudo e Projeto Geekie Games - 82 dia para o ENEM